terça-feira, 6 de novembro de 2012

Áreas e Perímetros das Figuras Planas










Áreas e Perímetros das Figuras Planas 
  Exercícios Propostos

1.      Determine a área de uma sala quadrada, sabendo que a medida de seu lado é 6,45 m.

2.      Vamos calcular a área de uma praça retangular, em que o comprimento é igual a 50 m e sua largura mede 35,6 m.

3.      Calcule a área de um retângulo, em que a base mede 34 cm e sua altura mede a metade da base.

4.      É necessário certo número de pisos de 25 cm x 25 cm para cobrir o piso de uma cozinha com 5m de comprimento por 4 m de largura. Cada caixa tem 20 pisos. Supondo que nenhum piso se quebrará durante o serviço, quantas caixas são necessárias para cobrir o piso da cozinha?

5.      . Quantos m² de tecido, no mínimo, são necessários para fazer uma toalha para uma mesa que mede 300 cm de comprimento por 230 cm de largura?

6.      Na minha sala de aula, o piso é coberto com pisos sintéticos que medem 30 cm x 30 cm. Contei21 lajotas paralelamente a uma parede e 24 pisos na direção perpendicular. Qual a área dessa sala?²

7.       Um pintor foi contratado para pintar uma sala retangular que mede 5,5 m x 7 m. Para evitar que a tinta respingue no chão ele vai forrar a sala com folhas de jornal. Quantos metros de folha de jornal ele vai precisar?

8.       Determine a área de um triângulo, sabendo que sua base mede 5 cm e sua altura mede 2,2 cm.

9.      Vamos calcular a área de um losango, sabendo que sua diagonal maior mede 5 cm e a diagonal menor mede 2,4 cm.

10.  Sabendo que a base maior de um trapézio mede 12 cm, base menor mede 3,4 cm e sua altura mede 5 cm. Calcule a área deste trapézio.

11.  Sabendo-se que o lado de um quadrado mede 8 cm, calcule o seu perímetro.

12.  Um retângulo possui as seguintes dimensões, 5 cm de base e 3 cm de altura. Determine o seu perímetro.

13.  Determine o perímetro de um retângulo, sabendo que a base mede 24 cm e sua altura mede a metade da base.

14.  A praça de uma cidade possui a forma de um quadrado. Calcule quantos metros de corda deverá ser gasto para cercar a praça para uma festa sabendo que possui 45 m de lado, deseja-se dar 4 voltas com a corda.

15.  Para o plantio de laranja em todo o contorno de um terreno retangular de 42 m x 23 m. Se entre os pés de laranjas a distância é de 2,60 m, quantos pés de laranjas foram plantados?

16.  O perímetro de um triângulo equilátero corresponde a 5/6 do perímetro de um quadrado que tem 9 cm de lado. Qual é a medida, em metros, do lado desse triângulo equilátero?

17.  Numa sala quadrada, foram gastos 24,80 m de rodapé de madeira. Essa sala tem apenas uma porta de 1,20 m de largura. Considerando que não foi colocado rodapé na largura da porta, calcule a medida de cada lado dessa sala.

18.  Com 32,40 m de tecido, um comerciante quer formar 20 retalhos de mesmo comprimento. Qual o comprimento de cada retalho em centímetros?

19.  O terreno de uma escola é retangular, com 100 m de comprimento por 65 m de largura. Em todo o contorno desse terreno será plantada árvores distantes 1,50 m uma da outra. Quantas árvores serão necessárias?

20.  Um campo de futebol possui as seguintes dimensões, 155 m de comprimento e 75 m de largura. Quanto metro de tela será necessário para cercar este campo?

Um comentário: